Main menu

E se eu tiver dupla cidadania e/ou passaportes de mais de um país?

Cada viajante do Visa Waiver Program precisa ter a autorização de viagem aprovada para o passaporte que pretende utilizar, antes de viajar aos Estados Unidos. Se o viajante obtiver um novo passaporte, terá de submeter um novo pedido de autorização de viagem pelo ESTA, usando o novo passaporte. A taxa de processamento será cobrada a cada novo pedido encaminhado.

Se você tiver dupla cidadania e estiver registrado no ESTA, deve utilizar o passaporte aprovado pelo VWP ao embarcar quando deixar seu país e ao chegar aos Estados Unidos. Se ambos os países dos quais você é cidadão forem aceitos para o VWP, recomendamos enfaticamente que escolha o que você quiser declarar como seu próprio, para viajar aos Estados Unidos, e use o mesmo passaporte daquele país cada vez que viajar. Uma mesma pessoa com duas autorizações de viagem do ESTA cria confusão que vai acabar por atrasar sua própria viagem.

Se você é cidadão dos Estados Unidos e de um outro país participante do VWP, não deveria estar solicitando autorização pelo ESTA. Um dos requisitos para se tornar cidadão Norte-Americano é que você solicite e use um passaporte dos Estados Unidos em suas viagens. Embora estejamos cientes de que em alguns casos cidadãos naturalizados Norte-Americanos costumam usar o passaporte de seu país alternativo para viajar, nossa expectativa é de que você use o passaporte dos Estados Unidos ao retornar de outro país, em ambos os pontos da viagem, partindo do exterior e ao chegar aos Estados Unidos.